Casa AC / Nommo Arquitetos

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, FachadaCasa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCasa AC / Nommo Arquitetos - Mais Imagens+ 20

Campo Comprido, Brasil
  • Arquitetos: Nommo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  392
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decorea, Revestone
  • Arquitetos Responsáveis: Anderson Almeida, Jefferson Carollo Filho
  • Equipe De Projeto: Helio Dorta, Luana Barrichelo, Fernanda Linero / Luis Abagge / Elaine Fuson / Matheus Bandoch
  • Construção: Ion Engenharia
  • Paisagismo: Rhenan França
  • Projeto Estrutural: Barão Engenharia
  • Projetos De Elétrica E Hidráulica: Projemaster
  • Cidade: Campo Comprido
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa AC, projetada para um jovem casal, localiza-se em um condomínio fechado em Curitiba. Inserida em um lote de 650,00m², com aclive de 4m no sentido norte-sul.

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macarios

Para o desenvolvimento do projeto de arquitetura, foram considerados inicialmente três pontos: térreo livre, a insolação adequada e o aproveitamento do desnível natural do terreno, direcionando setores em função do uso e privacidade. Partindo dessas premissas, a casa se distribui em três blocos, divididos em pavimentos. O primeiro bloco, parcialmente em subsolo, abriga a garagem para três veículos, a área de serviço e um quaradouro ensolarado. 

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macarios
Planta - Térreo
Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada
© Eduardo Macarios

No platô do térreo, encontra-se a área social, voltada para o interior do lote e para a visual do bosque vizinho. O volume deste pavimento se expõe ao sol da manhã através do grande rasgo de abertura, permitindo a insolação de toda a área social. Pela tarde, este volume é protegido do calor intenso pelo brise-soleilfixo de madeira, que sombreia a alvenaria, e pelo piso elevado da cobertura. O acesso principal da casa é marcado pelo deslocamento do elemento de madeira. No hall de entrada está o lavabo e a escada interna que leva ao segundo andar.

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Eduardo Macarios

No pavimento íntimo da casa encontram-se 3 suítes, uma sala e uma pequena copa. Este volume superior foi direcionado e elevado de maneira a liberar a vista do horizonte por sobre a casa vizinha. O forro inclinado direciona a abertura do visual a norte e segue até o fim do generoso beiral, que protege do calor do verão e permite a entrada do sol no inverno. Além disso, venezianas móveis de madeira foram dispostas na fachada, garantindo proteção visual da área íntima e controle de insolação.

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macarios
Corte Longitudinal
Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Fachada
© Eduardo Macarios

O espaço externo de lazer, integrado ao volume social, é dividido em 5 principais momentos: pomar, terraço coberto, jardim central, piscina, e jardim elevado. A partir do pomar, situado ao lado do terraço coberto, inicia-se um percurso de passeio e contemplação do lote. Do terraço multiuso, embaixo do volume do pavimento íntimo, chega-se ao jardim da piscina. Logo à frente está a escadaria, ora arquibancada, que leva ao segundo jardim. Na busca pela qualificação do uso do lote, optou-se por ocupar a cobertura da garagem com um terraço jardim que maximiza a sensação de área livre do terreno. Uma segunda escada externa continua o percurso, ligando o jardim sobre a garagem ao terraço descoberto do pavimento superior. 

Casa AC / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AC / Nommo Arquitetos" 03 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936802/casa-ac-nommo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.